As ondas de ultrassom são uma tecnologia médica utilizada há muitos anos, principalmente para exames de diagnóstico em imagem. Na ultima década, principalmente, esse tipo de tecnologia foi adaptada para procedimentos estéticos no formato de HIFU (ultrassom de alta frequência) com aplicação focada e, no caso do liftera, de forma digital.
As ondas de ultrassom microfocado de alta intensidade entregam calor em pontos focais da derme (camada da pele onde temos o colágeno, ácido hialurônico, além de outras substâncias) com intensidade e profundidade adaptada pelo seu médico para cada tipo de pele.
As ondas de calor focado geram pontos de coagulação em profundidades específicas , a depender da ponteira utilizada. Os pontos de coagulação dérmico ativam o sistema imunológico local estimulando o processo de reparação tecidual aumentando a formação de colágeno pelas células chamadas fibroblastos, induzindo formação de nova trama de colágeno de boa qualidade dispostos em fibras organizadas, pois o tipo de colágeno formado e a disposição em que ele se organizará na derme são tão importantes quanto a quantidade total produzida.
Por ser uma tecnologia capaz de atuar nas camadas profundas , atinge também o Sistema Músculo Aponeurótico, chamado SMAS, um sistema composto de colágeno e fibras elásticas que liga os músculos da face as estruturas mais profundas da pele, sendo portanto, de extrema importância para a ancoragem e sustentação da pele facial. É um alvo de tratamento importante devido as suas propriedades de viscoelasticidade, deixando aquele aspecto de pele mais “grudada”, menos elástica.
Se os pontos de coagulação forem direcionados ao tecido gorduroso resultará em compactação e consumo local de gordura, seja ela corporal ou facial.
Aplicação em áreas de ligamentos resultará em melhora da sustentação e ancoragem facial.
Como já descrito acima, de acordo com o transdutor utilizado e área de aplicação, é possível direcionar os pontos de coagulação focada nas diversas camadas da pele, ligamentos e gordura, sendo capaz de tratar todas as camadas da face.
A área de aplicação será limpa e receberá uma camada de gel, para melhor deslizamento dos transdutores sobre a pele. Não há utilização de agulhas, pois trata-se de procedimento não invasivo, não sendo necessária anestesia injetável.
Devido tecnologia de disparo digital, quase não há dispersão de energia para áreas adjacentes aos pontos de coagulação, o que torna a aplicação do liftera absolutamente tolerável.
Desconforto leve pode ocorrer em pacientes mais sensíveis com ponteiras mais profundas e sintomas como dor muscular sutil no local da aplicação pode acontecer.
Excepcionalmente nas peles mais claras e sensíveis, pode-se observar cor avermelhada discreta durante e após alguns minutos do procedimento. Não ocorre aspecto de irritação ou descamação, permitindo que o paciente volte a sua rotina imediatamente após a aplicação.
O número de sessões necessárias dependerá de cada paciente (idade, hábitos de vida, perfil hormonal, grau de flacidez), se haverá ou não associação com outros tratamentos e do objetivo que se deseja atingir.
Nos tratamentos preventivos, como os de gestão do envelhecimento, são recomendadas de 1 a 2 sessões anuais, já nos tratamentos reparadores, sessões seriadas podem ser necessárias.
Já é possível notar diferença logo após a primeira sessão, devido a retração imediata causada pelos pontos de coagulação.
Mas o efeito imediato é momentaneo, o corpo responderá ao estímulo aumentando e melhorando a produção de colágeno com efeito pleno visto em 3 meses.
A frequência ideal das aplicacações para a manutenção do tratamento vai depender das características individuais de cada paciente (idade, tipo de pele, tabagismo, estilo de vida, grau de flacidez), se há ou não associação com outros procedimentos como laser e bioestimuladores injetáveis, além do objetivo final de cada tratamento.
O estímulo de colágeno tem duração de 1 ano, em média, já o tratamento visando diminuição de gordura local para afinamento do rosto ou tratamento da papada não precisará ser repetido, a gordura consumida apenas voltará a se acumular caso o paciente ganhe peso novamente.
Não há procedimentos, mesmo que não invasivos, que sejam totalmente isentos de risco. No entanto, o ultrassom microfocado e macrofocado é considerado de alto nível de segurança e raríssimos efeitos colaterais, o mais temido deles é a inflamação neural, que pode ocorrer caso algum disparo atinja o nervo. Caso acorra, a inflamação neural (neurite) tem como consequência desconforto local por algumas semanas.
O médico especialista habilitado conhece a anatomia facial e corporal e saber evitar aplicações profundas em áreas de nervos maiores, minimizando ainda mais o risco dessa complicação.
Este site segue os princípios da resolução 1974/11 e 2126/2015 do Conselho Federal de Medicina, que regulamentam a publicidade médica em diversos meios de comunicação de massa e a postura desses profissionais em entrevistas, participação em campanhas comerciais e divulgação em mídias digitais, como a prática do selfies (autorretratos) na internet.
A equipe da Dra Lara Chiquito se preocupa em evitar qualquer prática que não seja considerada válida pelo Conselho Federal de Medicina.
Todas as informações contidas nesse site possuem um propósito informativo. Elas não substituem opinião médica em atendimento formal. Se você tem qualquer problema de saúde, contate seu médico ou profissional de saúde.
Fotos são meramente ilustrativas. Diretos são reservados. A publicação e redistribuição de qualquer conteúdo é proibida sem prévio consentimento.
Fale conosco agora!