Hoje venho aqui trazer mais uma dica que passo para as minhas pacientes em consultório e percebo que muitas delas não sabem que existe e/ou quando sabem, não entendem a forma correta de ação e utilização. Os protetores solares oráis, isso mesmo, protetor solar em cápsula que você pode ingerir.
Protetor solar oral: Como funciona?
Existem diversos compostos naturais que possuem a capacidade de deixar a nossa pele mais resistente a alguns danos solares.
O principal e mais conhecido componente deste grupo é o Polypodium Leucotomos, extrato natural de uma espécie de samambaia.
Esse componente tem efeito de proteger a nossa pele contra o sol atráves da sua ação anti-inflamatória e antioxidante.
Quando a radiação ultravioleta atinge a nossa pele, ela causa diversos danos através do estresse oxidativo em nossas células, principalmente em nosso DNA. Que em longo prazo, pode inclusive gerar câncer de pele.
Com sua ação anti-inflamatória e antioxidante, o Polypodium Leucotomos diminui essa ação da radiação ultravioleta. Ou seja, ele deixa a sua pele mais resistente.
Não precisarei usar mais o protetor solar comum?
O nome utilizado, protetor solar em cápsula, causa um pouco de confusão ao paciente. Fazendo com que ele acredite que somente ingerindo as cápsulas estará protegido do sol e não precisará mais aplicar o creme comum.
A verdade é que os protetores solares oráis, são ótimos adjuvantes, inclusive em casos mais específicos, mas de forma alguma ele deve ser substituído pelo protetor em creme.
Os dois juntos, possuem uma ação sinérgica muito benéfica. Mas não devem ser trocados um pelo outro.
Você sabia que a caspa pode acontecer também fora do cabelo? Entenda mais.
A Dra. Lara Chiquito é médica dermatologista titular da SBD, Sociedade Brasileira de Dermatologia e atende de forma presencial na cidade de Indaiatuba e para outras localizações de forma on-line. A Dra. Lara Chiquito também atua com implantes capilares através do ICB de Sorocaba.
Saiba mais sobre ela conhecendo o seu perfil. Siga da Dra. Lara Chiquito no instagram.